Todo delito ao direito canônico é um pecado
Proibição papal da Maçonaria
A Igreja Católica proibiu
os católicos de serem membros de organizações maçônicas e outras sociedades
secretas em 1738. Desde então, pelo menos onze papas fizeram pronunciamentos
sobre a incompatibilidade das doutrinas católicas e da Maçonaria . [1] De 1738
até 1983, os católicos que publicamente se associaram ou apoiaram publicamente
as organizações maçônicas foram censurados com excomunhão automática . [2]
Desde 1983, a proibição de associação existe de uma forma diferente. [3] [2]
[4] Embora tenha havido alguma confusão sobre a adesão após o período de
1962-1965Concílio Vaticano II (Vaticano II), a Igreja continua a proibir a
adesão à Maçonaria porque acredita que os princípios e rituais maçônicos são
irreconciliáveis com as doutrinas católicas. A norma atual, a Declaração da
Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) de 1983 sobre associações maçônicas ,
afirma que "fiéis que se inscrevem em associações maçônicas estão em
estado de pecado grave e não podem receber a Santa Comunhão " e serem membros
de associações maçônicas associações é proibida. [6] O documento mais recente
do CDF sobre a "incompatibilidade da Maçonaria com a fé católica" foi
publicado em 1985. [7]
História
In eminenti
Em 1736, a Inquisição
investigou uma loja maçônica em Florença , Itália , que foi condenada em junho
de 1737. A loja havia sido originalmente fundada em 1733 pelo maçom inglês
Charles Sackville, 2º duque de Dorset , [8] mas aceitava membros italianos ,como secretário da loja, Tommaso Crudeli . [9] [10] Também em 1736, em 26
de dezembro, Andrew Michael Ramsay fez uma oração em uma reunião maçônica em
Paris, na véspera da eleição de Charles Radclyffecomo Grão-Mestre dos Maçons
Franceses. Em março de 1737, ele enviou uma cópia editada ao ministro-chefe,
cardeal André-Hercule de Fleury , pedindo sua aprovação para sua entrega a uma
assembleia de maçons e sua aprovação do ofício em geral. A resposta de Fleury
foi rotular os maçons como traidores e proibir suas assembléias. [11] Esta
proibição, e a investigação italiana levou, [12] em 1738, ao Papa Clemente XII
promulgando In eminenti apostolatus , a primeira proibição canônica de
associações maçônicas.
Clemente XII escreveu que
as razões para proibir associações maçônicas são que os membros,
"contentes com [uma] forma de virtude natural , são associados uns aos
outros" por juramentos com "penalidades graves" "para
ocultar em silêncio inviolável tudo o que secretamente fazem juntos. "
Essas associações levantaram suspeitas de que "aderir a essas associações
é precisamente sinônimo de incorrer na contaminação do mal e da infâmia, pois,
se não estivessem envolvidos na prática do mal, nunca seriam tão avessos à luz
[da publicidade]". "O boato [dessas ações] cresceu tanto que"
vários governos os reprimiram "por se opor ao bem-estar do reino."
[13]Clemente XII escreveu que esses tipos de associações "não são
consistentes com as disposições da lei civil ou canônica", uma vez que
prejudicam tanto "a paz do estado civil" quanto "a salvação
espiritual das almas". [14] [b]
Quo graviora
O Papa Leão XII tentou
avaliar a extensão e a influência das organizações anti-sociais. [19] Leão XII
inseriu e confirmou os textos de Clemente XII (1738) , Bento XIV (1751) e Pio
VII (1821) , em sua constituição Quo graviora de 1825 "para condená-los de
tal forma que seria impossível reivindicar isenção da condenação. " [20]
Reiteração da proibição de filiação pelos papas subseqüentes
Papa Leão XIII autor de
Humanum genus , que reiterou a incapacidade dos católicos de se tornarem maçons
A proibição de In eminenti
apostolatus foi reiterada e ampliada por Bento XIV (1751) , Pio VII (1821) ,
Leão XII (1825) , Pio VIII (1829) , Gregório XVI (1832) , Pio IX (1846, 1849,
1864 , 1865, 1869, 1873) . [c]
Genus Humanum
"O ímpeto decisivo
para o movimento católico antimaçônico" foi Humanum genus , promulgado
pelo Papa Leão XIII em 1884. [22] Leão XIII escreveu que sua principal objeção
à Maçonaria era o naturalismo, [23] suas acusações eram sobre panteísmo ,
racionalismo , e naturalismo; mas não sobre Satanismo . [24] [d] Leão XIII
analisou "princípios e práticas" filosóficos do tipo do Grande
Oriente continental. [25] Enquanto o naturalismo estava presente em todos os
lugares em outros tipos de lojas, "a atividade subversiva e revolucionária
característica das lojas do Grande Oriente do continente" não estava.
[25]Leão XIII "enfatiza que 'o objetivo último e principal' da Maçonaria
'era destruir em seus próprios fundamentos qualquer ordem civil ou religiosa
estabelecida em toda a cristandade , e trazer em seu lugar uma nova ordem
fundada em leis retiradas das entranhas do naturalismo '. " [26]
1917 Código de Direito Canônico
De acordo com o CDC de
1917 , que vigorou de maio de 1918 a novembro de 1983, os católicos associados
à Maçonaria eram: automaticamente, isto é, latae sententia , excomungados, [27]
[28] privados de casamento na Igreja Católica , [29] excluídos das associações
católicas, [30] privado dos ritos funerários católicos, [31] invalidado do
noviciado , [32] invalidado a recepção do jus patronatus pessoal , [33] com
penalidades adicionais contra o clero, religiosos e membros de institutos
seculares. [34]
De acordo com a CDC de
1917 , livros que argumentam que as "seitas maçônicas" e grupos
semelhantes são "úteis e não prejudiciais à Igreja e à sociedade civil"
foram proibidos. [35] [36] [e]
Incerteza após o Concílio Vaticano II
A Igreja Católica começou
uma avaliação de sua compreensão da Maçonaria durante, [38] (mas não no, [f] )
Vaticano II. [g] Ao longo do jubileu de 1966, o Papa Paulo VI concedeu a cada
confessor a faculdade de absolver as censuras e penalidades do cânon 2335 do
CIC de 1917 incorridas pelos penitentes que se separaram completamente da
associação maçônica e prometeram reparar e prevenir, na medida do possível,
qualquer escândalo e danos que causaram. [44] Além disso, São Padre
Piodemonstrou o poder de conversão ao falar com um membro do parlamento
italiano que se professava agnóstico e maçom. Pio converteu o homem ao
catolicismo. [45]
Após uma investigação de
quatro anos em cinco países da Conferência Episcopal Escandinava (CES), [46] o
CES decidiu em 1967 aplicar as normas pós-conciliares de 1966 no De Episcoporum
Muneribus , [47] "que autoriza bispos em casos especiais a dispensar de certas
injunções do Direito Canônico. " [48] [ explicação adicional necessária ]
[h] O CES permitiu, dentro de sua jurisdição, convertidos ao catolicismo para
reter sua adesão ao rito sueco , [46] "mas apenas com a permissão
específica do bispo dessa pessoa." [50]
No início de 1968, The
Tabloide relatou que fontes do Vaticano "foram citadas como dizendo que os
católicos estão agora livres para se juntar aos maçons nos Estados Unidos,
Grã-Bretanha e na maioria dos outros países do mundo. No entanto, a Loja de
Maçons do Grande Oriente Europeu, estabeleceu principalmente na Itália e na
França, ainda é considerado anticatólico ou, pelo menos, ateísta ", e
que" o CDF' que se saiba que os católicos que se juntam aos maçons não são
mais automaticamente excomungados. A nova atitude da Igreja está em vigor há
mais de um ano. ' O Código de Direito Canônico da Igreja, elaborado em 1918 e
em breve ser reformado, previa a excomunhão automática dos católicos 'que se
inscrevessem na seita maçônica ou em sociedades secretas que conspirassem
contra a Igreja ou as autoridades legítimas'. Fontes do Vaticano acrescentaram
que esta formulação seria alterada para modificar a posição da Igreja quando o
novo Código de Direito Canônico fosse concluído. " [38] Esses relatórios
aparentemente causaram consternação no Vaticano e foram rapidamente corrigidos.
[51] A Santa Sé disse publicamente que 1917 CIC canon 2335 não foi revogado,
[52]e negou que planejasse "mudar profundamente" sua proibição
histórica contra a adesão de católicos a grupos maçônicos, [53] embora fontes
confidenciais tenham dito "uma mudança de atitude no futuro foi
considerada possível." [51] [i]
Diálogos informais entre
a Igreja Católica e representantes maçônicos ocorreram após o Vaticano II na
Áustria, Itália e Alemanha. Na Áustria, o maçom Karl Baresch, representante da
Grande Loja da Áustria, encontrou-se informalmente com o Cardeal Franz König ,
presidente do Secretariado para Não-Crentes , em Viena em 1968. Mais tarde, uma
comissão de representantes da Igreja Católica e da Maçonaria conduziu um
diálogo e produziu a Declaração de Lichtenau de 1970 [ de ] , uma declaração interpretativa
dirigida a Paulo VI; Cardeal Franjo Šeper , prefeito do CDF; e outras
autoridades católicas. "Continha graves falhas em termos filosófico-teológicos
e, acima de tudo, históricos", segundo o professor Zbigniew Suchecki, e
"nunca foi oficialmente reconhecido" pela Igreja Católica. [55]
Em 1971, o bispo Daniel
Pezeril , bispo auxiliar de Paris, aceitou o convite da Grande Loge de France para
dar uma palestra. [56] Esta foi a primeira recepção oficial de um bispo
católico depois de 1738. [57]
Enquanto alguns
especulavam sobre a revisão pós-conciliar da lei canônica e como as normas
seriam legisladas e aplicadas, [58] a proibição canônica contra a entrada de
católicos em grupos maçônicos permaneceu em vigor em 1974. [59]
A Conferência dos Bispos
Católicos da Inglaterra e País de Gales (CBCEW) afirmou em 1974 que as
consultas com os bispos do mundo não produziram consenso sobre a relação da Igreja
Católica com a Maçonaria. [60] O CDF (1974) escreveu que muitos bispos haviam
perguntado sobre como ponderar e interpretar o cânon 2335 do CIC de 1917. As
respostas divergentes que deu refletiram diferentes situações em vários países.
A CDF reiterou que os cânones do CIC de 1917 que estabelecem uma pena estão
sujeitos a interpretação estrita, [61] então o cânon 2335 se aplica apenas aos
católicos que eram membros de associações maçônicas que maquinam contra a
Igreja. [62] OCBCEW interpretou o CDF 1974 instruindo os bispos que o cânon
2335 do CIC 1917 "não impede mais automaticamente um católico de pertencer
a grupos maçônicos", uma vez que está sujeito a uma interpretação estrita,
e que "um católico que se junta aos maçons é excomungado apenas se a política
e as ações dos maçons em sua área são conhecidos por serem hostis à Igreja.
" [60] Então, o CBCEW normas definidas dentro de sua jurisdição, que os
católicos, que acreditavam que a filiação em associações maçônicas "não
entra em conflito" com sua "lealdade mais profunda" à sua
incorporação na Igreja Católica, deveriam "discutir as implicações de tal
filiação" com seu pároco. Da mesma forma, os católicos em associações
maçônicas foram "instados a buscar a reconciliação". [60]
Conferência Episcopal Alemã
Cardeal Joseph Höffner,
chefe da Conferência Episcopal Alemã em 1980, quando divulgou seu relatório
sobre a Maçonaria
Em 1980, após seis anos
de diálogo com representantes das Grandes Lojas Unidas da Alemanha e
investigação dos rituais maçônicos, [ discutir ] o DBK produziu um relatório
sobre a Maçonaria listando doze conclusões. [63]
Entre as conclusões do
DBK estavam que a Maçonaria nega revelação, [64] e verdade objetiva. [65] Eles
também alegaram que a indiferença religiosa é fundamental para a Maçonaria,
[66] e que a Maçonaria é deísta , [67] e que nega a possibilidade de revelação
divina, [68] ameaçando assim o respeito devido ao ofício de ensino da Igreja.
[69] O caráter sacramental dos rituais maçônicos foi visto como significando
uma transformação individual, [70] oferecendo um caminho alternativo para a
perfeição [71]e tendo um direito total sobre a vida de um membro [72] . Conclui
declarando que todas as lojas são proibidas aos católicos, [73] incluindo lojas
amigas dos católicos. [74] [j]
O esclarecimento de Šeper
A Declaração da CDF de
1981 a respeito do status dos católicos que se tornaram maçons disse que a
resposta da CDF de 1974 "deu origem a interpretações errôneas e
tendenciosas". [76] A declaração da CDF de 1981 também afirmou que a
proibição contra católicos ingressando em grupos maçônicos não mudou e
permaneceu em vigor. [77]
1983 Código de Direito Canônico
A Igreja Católica revogou
e substituiu o CDC de 1917 pelo atual CIC de 1983 , que entrou em vigor em
novembro de 1983. O cânon 2335 do CDC de 1917 se transformou no cânon 1374 do
CDC de 1983. [78] Ao contrário do cânone 2335 do CDC de 1917 revogado , [27] no
entanto, o cânone do CDC de 1983 1374 não cita nenhum grupo que condena;
afirma:
Quem aderir a uma
associação que conspira contra a Igreja seja punido com justa pena; [k] aquele
que promove ou assume cargo em tal associação será punido com uma interdição .
[83]
Esta omissão levou alguns
católicos e maçons, especialmente na América, a acreditar que a proibição de
católicos se tornarem maçons tinha mudado, [1] e causado confusão na
hierarquia da igreja. [m] Muitos católicos se juntaram à fraternidade, baseando a
sua adesão a uma interpretação permissiva de Direito Canônico e justificando a
sua adesão por sua crença de que a Maçonaria não conspirar contra a Igreja. [n]
A Igreja Católica Romana usa
dois códigos paralelos de direito canônico : o CDC de 1983 na Igreja Latina da
Igreja Católica e o Código dos Cânones das Igrejas Orientais de 1990 (CCEO
1990) nas Igrejas Católicas Orientais sui iuris da Igreja Católica. 1983 CDC
canon 1374 e 1990 CCEO canon 1448 §2 são cânones paralelos. [87] [o] 1983 CDC
canon 1374 diferencia entre ser um membro de uma associação proibida e ser um
oficial ou promotor, mas 1990 CCEO canon 1448 §2 não o faz. [87]
Declaração sobre as
associações maçônicas
Papa João Paulo II , que
aprovou pessoalmente a Declaração de 1983 sobre Associações Maçônicas da
Congregação para a Doutrina da Fé
Em 1983, o cardeal Joseph
Ratzinger , prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, com a aprovação
pessoal do Papa João Paulo II , publicou uma Declaração sobre Associações
Maçônicas , que reiterou as objeções da Igreja à Maçonaria. [90] A declaração
de 1983 afirma que "fiéis que se inscrevem em associações maçônicas estão
em um estado de pecado grave e não podem receber a Sagrada Comunhão . ... o
julgamento negativo da Igreja em relação às associações maçônicas permanece
inalterado, uma vez que seus princípios foram sempre foram considerados
irreconciliáveis com a doutrina da Igreja e, portanto, manter-se associado permanecia proibido. [90] CDF 1983"estipulou que nem" CDF 1974 nem CDF
1981 "permitiam que um bispo individual ou conferências episcopais
permitissem que católicos pertencessem a lojas maçônicas". [91]
Proibição continuou após a declaração
Um comitê da USCCB
concluiu em sua Carta aos Bispos dos Estados Unidos sobre a Maçonaria de 1985
que "os princípios e rituais básicos da Maçonaria incorporam uma religião
naturalista, a participação ativa na qual é incompatível com a fé e prática
cristã." [92] "Aqueles que conscientemente abraçam os
princípios" maçônicos "estão cometendo pecados graves" e, [92]
de acordo com o comentário entre parênteses de Law sobre Whalen, essa ofensa
pode ser punível sob o cânon 1364. [85] De acordo com esse cânon, um apóstata,
herege ou cismático incorre em excomunhão latae sententiae (Automatica) e os clérigos podem
ser punidos com penas expiatórias adicionais, incluindo a demissão do estado
clerical. [93]Caparros et al. elucida que, nos casos em que "o registro em
uma associação acarreta apostasia, heresia ou cisma", o delito é punível
sob o cânon 1364. [94] No entanto, citando CDF (1983) , Caparros et al. afirma
que "aquelas associações maçônicas que não seriam cobertas pelo"
cânon 1374 têm "princípios [que] ainda são vistos como incompatíveis com a
doutrina da Igreja". [94] Todo delito de direito canônico é um pecado.
[95] A "distinção entre lei penal e moralidade" é, de acordo com o
comitê da USCCB , que nem todos os pecados são violações da lei canônica -
então, em um caso em que um pecado não é também uma violação ou delito da lei
canônica, é uma falácia concluir que "[96] "Referindo-se
especificamente ao sigilo das organizações maçônicas", o CDF 1985
"reiterou a proibição da filiação maçônica" no CDF 1983 . [91] De
acordo com McInvale (1992) , o CDF (1985) "argumenta que a Maçonaria
estabelece um conceito simbólico relativista de moralidade inaceitável para o
catolicismo."
Em 1996, o Bispo Fabian
Bruskewitz , da Diocese Católica Romana de Lincoln , legislou que os membros
católicos de associações maçônicas na diocese incorriam em uma censura latae
sententiae de um interdito de um mês durante o qual eles estão proibidos de
receber a sagrada comunhão; aqueles que continuam membros incorrem em censura
latae sententiae de excomunhão. [97] As excomunhões que foram contestadas
através de um processo de recurso canônico foram confirmadas por uma sentença
da Santa Sé em 2006. [98]
Em 2000, David Patterson,
secretário executivo do Escritório do Serviço Maçônico de Los Angeles,
perguntou ao cardeal Roger Mahony "se um católico praticante pode
ingressar em uma loja maçônica". O padre Thomas Anslow, Vigário Judiciário
da Arquidiocese Católica Romana de Los Angeles , respondeu a Patterson que
"o assunto é muito complexo para uma resposta direta 'sim' ou 'não'. Mas,
pelo menos para os católicos nos Estados Unidos, acredito que a resposta é
provavelmente sim. " [99] Porque ele não estava "ciente de qualquer
ideologia ou prática das lojas locais que desafiasse ou subvertesse a doutrina
e os interesses da Igreja Católica", Anslow escreveu que sua
"resposta qualificada" é "provavelmente sim". [99]Anslow
retirou publicamente sua carta de 2000 em 2002, com a explicação de que sua
análise estava errada. [100] Ele escreveu que, de acordo com a CDF (1985)
reflexão sobre a CDF (1983) declaração, "o sistema de símbolos" utilizados
na Maçonaria pode "promover uma 'supra confessional humanitária ' "
concepção de "o divino que neutraliza ou substitui a dimensão da fé em
nosso relacionamento com Deus. " [101]
Em 2002, a Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas decretou que:
um católico que é um
maçom "conhecido publicamente" - que "participa ativamente"
ou "promove seus pontos de vista" ou "ocupa qualquer cargo"
- e se recusa a renunciar à sua filiação após ser advertido de acordo com o
cânon 1347 do CIC de 1983 , [102] " deve ser punido com um interdito
", de acordo com o cânon 1374 do CIC de 1983 , [83] incluindo: exclusão de
receber os sacramentos; [103] proibição de atuar como patrocinador no Batismo e
Confirmação; proibição de ser membro de qualquer paróquia ou estrutura diocesana;
e negação de ritos funerários católicos , a menos que alguns sinais de
arrependimento antes da morte fossem mostrados, independentemente, para evitar
escândalo públicono caso em que o bispo permite ritos funerários, os serviços
maçônicos são proibidos na igreja e imediatamente antes ou depois dos ritos
funerários católicos no cemitério. [104] [105] um católico que é maçom,
"notoriamente aderente à visão maçônica", é automaticamente
excomungado sob o cânon 1364 e automaticamente censurado de acordo com o cânon
1331 do CIC de 1983 [106] [107] [93]
um maçom está proibido de
atuar como testemunha de casamento na Igreja Católica e proibido de ser membro
de qualquer associação de fiéis [108]
O Centro de Informações
Maçônicas apontou em 2006 que o CDF 1983 , que proíbe a participação em
associações maçônicas, "permanece em vigor". [109]
Dom Gianfranco Girotti ,
regente da Penitenciária Apostólica , disse à Conferência da Maçonaria e da
Igreja Católica de 2007 , na Pontifícia Faculdade Teológica de São Boaventura,
em Roma, que a doutrina não mudou. [110] Girotti, citando a declaração do CDF
de 1983 , reiterou que a filosofia maçônica é incompatível com a fé católica.
[111] Da mesma forma, reagindo às notícias de um padre católico de 85 anos,
Rosario Francesco Esposito , tornando-se membro de uma loja maçônica, [112]
Girotti disse à Rádio Vaticano em maio de 2007 que o CDF 1983declaração
"permanece em vigor hoje ." [113] Girotti convocou os padres que se
declararam maçons para serem disciplinados por seus superiores diretos. [114]
Em 2013, um padre
católico em Megève , França, foi "destituído de suas funções a pedido
da" CDF por ser um membro ativo do Grande Oriente da França . [115]
Posição atual da Igreja sobre os católicos se juntar à Fraternidade
A norma atual da Igreja
Católica sobre associações maçônicas é a Declaração da CDF de 1983 sobre
associações maçônicas . [90] [p] A declaração da CDF de 1983 afirma que os
católicos "que se inscrevem em associações maçônicas estão em estado de
pecado grave e não podem receber a sagrada comunhão". [6]
A declaração da CDF de
1983 esclareceu a omissão de nomes de associações no Código de Direito Canônico
de 1983 (CIC 1983), declarando que o "critério editorial que foi
seguido" não mencionou nomes de associações, uma vez que "eles estão
incluídos em categorias mais amplas". [90] O cânon 1374 do CIC de 1983
afirma que um católico "que aderir a uma associação que conspira contra a
Igreja deve ser punido com uma pena justa; aquele que promove ou toma posse em
tal associação deve ser punido com uma interdição". [83] Isso contrastou
com o Código de Direito Canônico de 1917(1917 CIC), que declarava
explicitamente que ingressar na Maçonaria implicava a excomunhão automática. A
omissão de nomes de associações, como associações maçônicas, do CIC de 1983
levou católicos e maçons a questionar se a proibição de católicos se tornarem
maçons ainda estava ativa, especialmente após a percepção da liberalização da
Igreja após o Vaticano II.
Vários católicos
tornaram-se maçons assumindo que a Igreja havia suavizado sua postura. [q] A
declaração do CDF de 1983 abordou esta interpretação errônea do Código de
Direito Canônico, esclarecendo que:
... o julgamento negativo
da Igreja em relação à associação maçônica permanece inalterado, visto que seus
princípios sempre foram considerados irreconciliáveis com a doutrina da
Igreja e, portanto, a associação neles permanece proibida. [90]
Os "princípios
irreconciliáveis" que a Igreja acredita Maçonaria possui incluem um "
Deus deísta ", [r] naturalismo , [85] e religiosa indiferentismo . [s]
Quase na época em que a
declaração da CDF de 1983 foi lançada, as conferências episcopais na Alemanha e
na América também divulgaram relatórios independentes sobre a questão da
Maçonaria. As conclusões da Conferência Episcopal Alemã (DBK) em seu relatório
de 1980 sobre a Maçonaria e citadas pela Conferência dos Bispos Católicos dos
Estados Unidos (USCCB) em sua carta de 1985 incluíam que "a pesquisa sobre
o ritual e sobre a mentalidade maçônica deixa claro que é impossível pertencer
à Igreja Católica e à Maçonaria ao mesmo tempo. " [118]
Algumas das doutrinas são
incorporadas ao ensino social católico que são, no Compêndio da Doutrina Social
da Igreja , a valorizar os sistemas políticos democráticos que prestam contas
aos governados e a "rejeitar todas as organizações secretas que procuram
influenciar ou subverter o funcionamento de instituições legítimas. "
[119] Segundo o cardeal Gianfranco Ravasi , presidente do Pontifício Conselho
para a Cultura , DBK (1980) e CBCP (2010) “são textos significativos, pois
abordam as razões teóricas e práticas para a irreconciliabilidade da maçonaria
e do catolicismo como conceitos de verdade, [t] religião , [u] Deus, o homem e
o mundo, espiritualidade, ética, ritualidade e tolerância. ” [126]
A posição da Maçonaria na católicos se juntar à Fraternidade
Os órgãos maçônicos não
proíbem os católicos de ingressar, se assim o desejarem. [127] nunca houve uma
proibição maçônica contra os católicos ingressarem na fraternidade, e alguns
maçons são católicos, apesar da proibição da Igreja Católica de ingressar nos
maçons. [128]
Sociedades fraternais católicas
A Maçonaria foi um
importante catalisador na fundação dos Cavaleiros de Colombo nos EUA [129] e
dos Cavaleiros do Cruzeiro do Sul na Austrália. Uma das atrações da Maçonaria é
que ela fornecia uma série de serviços sociais indisponíveis para não membros
(e, portanto, católicos devotos). [130] O padre Michael J. McGivney , um padre
católico em New Haven , Connecticut , desejava fornecer aos homens católicos
uma organização fraterna católica, uma alternativa à Maçonaria, com a
atratividade de membros selecionados e iniciação secreta, mas sem juramento nem
segredo . [131]McGivney acreditava que o catolicismo e o fraternalismo não eram
incompatíveis e desejava fundar uma sociedade que encorajasse os homens a se
orgulharem de sua herança católico-americana. [132]
Notas
A suspeita de ofensa de heresia era uma ofensa
distinta de ser suspeito da ofensa de heresia . [16] A suspeita de ofensa de heresia
não foi encontrada no CIC de 1983 . [17]
Clemente XII tinha "condenado e
proibido" uma categoria de grupos, sejam eles chamados de maçons ou não.
[14] Ele instruiu os ordinários e inquisidores locais a investigar e punir os
transgressores "com penas adequadas como sendo gravemente suspeitos de
heresia". [15] [a] No contexto, a condenação e proibição de Clemente XII
(1738) e do cardeal Giuseppe Firrao [ fr
; it ] , secretário de estado , em 1739 são, segundo Benimeli (2014, pp.
139-140), "nada mais do que outros elos na longa cadeia de medidas
adotadas pelas autoridades europeias ao longo do século XVIII." Segundo
Benimeli, Clemente XII e Bento XIV apenas acrescentaram uma razão religiosa -
de suspeita de heresia - à razão civil - de atividade subversiva - decretada
por governos católicos, protestantes e islâmicos do século 18 contra
associações maçônicas. [18] Firrao decretou que as reuniões maçônicas eram
"um perigo para a paz e a ordem públicas" dentro dos Estados Papais e
também eram suspeitas de heresia. [18]
Quatro documentos papais - de Clemente XII
(1738) , Bento XIV (1751) , Pio VII (1821) e Leão XII (1825) - "abrangem
praticamente toda a legislação" sobre associações secretas condenadas
antes do CIC de 1917 . [21] Documentos papais posteriores relacionados à
Maçonaria reafirmaram esses quatro documentos e várias congregações romanas
interpretaram a lei neles contida. [21] Destes quatro documentos, apenas
excertos de Clemente XII 1738 estão incluídos no DH (2012 , nn. 2511–2513).
maçons não foram caracterizados "como
autoconscientemente venerando o diabo" por escritores católicos antes de
Léo Taxil , o autor de uma fraude antimaçônica . [24]
O Índice de livros proibidos foi abolido em
1965 e essa função do CDF foi substituída por outras normas. O "direito e
o dever de examinar e também de impedir a publicação de" obras, bem como a
repreensão e admoestação dos autores, foi devolvido às conferências episcopais
e aos ordinários individuais. Em 1966, o CDF notificou que embora o Index "não
tenha mais força de lei eclesiástica com a censura anexa", ele
"permanece moralmente vinculativo, à luz das exigências da lei natural, na
medida em que admoesta a consciência dos cristãos a ficarem vigilantes quanto
aos escritos que podem pôr em perigo a fé e a moral. "A Santa Sé reservou
o uso de" seu direito e dever de repreender esses escritos, mesmo
publicamente ". [37] ]
bispo Sergio Méndez Arceo , de Cuernavaca,
México, pediu ao Vaticano II para discutir as sociedades secretas e as
associações maçônicas. [39] Arceo e outros propuseram que nem toda a Maçonaria
maquinou contra a Igreja Católica. [40]
Vaticano II reverteu mil anos de história
jurídica da Igreja latina. [41] A constituição dogmática do Vaticano II sobre a
Igreja, Lumen gentium ( LG ), e o decreto do Vaticano II sobre o ministério
pastoral dos bispos, Christus Dominus ( CD ), explicam que o escopo do poder
de um bispo diocesano é comum, próprio, e imediato; e é limitado e regulado
"embora seja a autoridade suprema da Igreja" na forma de lei canônica
ou decreto papal. [42] Por causa disso, mudanças significativas na prática
foram legisladas para implementar o Vaticano II. As normas em Paulo VI 1966b
implementaram as concessões prescritas no CD , n. 8[43] Ver comentários em
McIntyre (2000 , pp. 128, 130) e Renken (2000a , p. 503).
O CES baseou sua decisão "na alegação de
que a Maçonaria Escandinava era fundamentalmente diferente da Maçonaria
Americana e Européia", que era Cristã e que a Maçonaria do Rito Sueco não
era anticlerical ou ateísta. [46] De acordo com osecretáriodo CES , Bispo John
Willem Gran , de Oslo, o CES não tinha recebido nenhum comentário da Santa Sé
sobre sua decisão de 1967. [48] [ mais explicações necessárias ] Da mesma
forma, Gran (1968) contradisse as deturpações de fatos em umparágrafo do Tablet
(1968d) , que Gran atribuiu a um amplamente repetido Le Mondeartigo, e corrigiu
que a CDF não respondeu em particular a um bispo do SEI que "era
'possível, mas não aconselhável' que um católico ingressasse". [49]
A confusão não terminou aí, por exemplo,
durante os 20 anos após o Vaticano II, a imprensa britânica "regularmente
noticiava, com espanto", sobre uma reaproximação pendente que contrastava
com um endurecimento católico após aloja clandestina da Propaganda Due (P2) de1981escândalo
e revelações de sua maquinação contra o estado. [54]
O DBK observou que as igrejas protestantes
alemãs também suspeitavam da Maçonaria. [75]
Ver cânone 1349, [79] uma pena justa é uma
pena indeterminada que permite o exercício do arbítrio na imposição de
penalidades com base nas circunstâncias de casos individuais. [80] De acordo
com o canonista Edward N. Peters , o termo pena justa "significa que uma
pena (por exemplo, [...] interdição, excomunhão) pode ser adaptada para se
adequar ao crime." [81] A advogada Canon Cathy Caridi escreveu que CDF
(1983) "fornece uma interpretação teológica do cânon 1374." [82]
Caridi comentou que, de acordo com CDF (1983), "um bispo diocesano ou
oficial da chancelaria não pode conceder permissão em um caso particular para
que um membro da diocese se torne maçom."
"Alguns [maçons] e alguns católicos
acreditam", de acordo com Reid McInvale, que desde o Vaticano II "a
atitude da Igreja tem sido considerar a Maçonaria como uma esfera aceitável
para interação fraterna." [84]
Bernard Law escreveu que "muitos
bispos" responderam "a uma pesquisa anterior que a confusão foi
gerada por uma mudança percebida de abordagem pela" CDF . [85]
"De boa fé, muitos desses homens pediram
a seus pastores e / ou bispos permissão para ingressar na Loja. Alguns
convertidos foram recebidos na Igreja durante esses anos e não foram
solicitados a abandonar sua filiação maçônica." [86]
Todas as censuras em 1990 CCEO são impostas
judicialmente ou administrativamente; [88] não inclui nenhumacensura latae
sententia automática. [89]
O CDF 1983 declaração é uma declaração simples
que deve ser interpretado no contexto de outra legislação existente. [116]
Reiterou o CDF (1981a), que esclareceu a doutrina da Igreja de que a proibição
histórica contra a adesão de católicos a grupos maçônicos permaneceu.
De acordo com Whalen (1985) , de 1974 a depois
de 1981, "um número indeterminado de homens católicos se juntou à Loja, e
muitos atualmente mantêm a filiação. Artigos na imprensa católica" diziam
aos leitores que, em certas circunstâncias, uma filiação maçônica era
permitida. o público em geral, católico e não católico, presumiu que a Igreja
havia suavizado sua posição contra a adesão à Maçonaria. "
"A natureza do Deus maçônico é melhor
vista em seu título favorito para ele: o Arquiteto Supremo. O Deus maçônico é
antes de tudo um Deus deísta, que se encontra no topo da escada da sabedoria
maçônica", [117]
De acordo com Law (1985) , DBK (1980) e Whalen
(1985) "confirmam que os princípios e rituais básicos da Maçonaria
incorporam uma religião naturalista, a participação ativa na qual é
incompatível com a fé e a prática cristã."
Maçonaria se opõe ao conceito de verdade
sobrenatural. [2]
Por exemplo, Whalen (1985) escreveu que
"tudo o que constitui 'aquela religião em que todos os homens concordam',
não é o cristianismo ou a religião revelada." Os estudos maçônicos são um
campo no estudo acadêmico de novos movimentos religiosos . [120] A maçonaria
especulativa não se encaixa nas categorias da tipologia igreja-seita-culto dos
movimentos religiosos. [121] A Maçonaria afirma que é uma organização fraterna
e nem uma religião nem um substituto para a religião, [122] outros afirmam que
exibe as características de uma religião, [123] alguns afirmam que é uma
religião. [124]Em contraste, alguns afirmam que é impossível concluir "que
a Maçonaria é religiosa". [125]
*Este Texto é uma tradução da língua inglesa, mantendo a sua integridade total. As fontes referenciais seguem a seguir*
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(1919 , pp. 435, 437) e Woywod
(1948a , pp. 345-347); partes do cc. 693 §1 e 696 §2
foram desenvolvidos em partes doscânones 308 e 316
do CIC de 1983 .
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pp. 501, 532); c. 501 §2 foi desenvolvido no cânon 596
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