As Proibições de um Católico Romano tornar-se Maçom - TEMPLO MAÇÔNICO

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As Proibições de um Católico Romano tornar-se Maçom

Todo delito ao direito canônico é um pecado 

 


Proibição papal da Maçonaria

A Igreja Católica proibiu os católicos de serem membros de organizações maçônicas e outras sociedades secretas em 1738. Desde então, pelo menos onze papas fizeram pronunciamentos sobre a incompatibilidade das doutrinas católicas e da Maçonaria . [1] De 1738 até 1983, os católicos que publicamente se associaram ou apoiaram publicamente as organizações maçônicas foram censurados com excomunhão automática . [2] Desde 1983, a proibição de associação existe de uma forma diferente. [3] [2] [4] Embora tenha havido alguma confusão sobre a adesão após o período de 1962-1965Concílio Vaticano II (Vaticano II), a Igreja continua a proibir a adesão à Maçonaria porque acredita que os princípios e rituais maçônicos são irreconciliáveis ​​com as doutrinas católicas. A norma atual, a Declaração da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) de 1983 sobre associações maçônicas , afirma que "fiéis que se inscrevem em associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem receber a Santa Comunhão " e serem membros de associações maçônicas associações é proibida. [6] O documento mais recente do CDF sobre a "incompatibilidade da Maçonaria com a fé católica" foi publicado em 1985. [7]

História
In eminenti

Em 1736, a Inquisição investigou uma loja maçônica em Florença , Itália , que foi condenada em junho de 1737. A loja havia sido originalmente fundada em 1733 pelo maçom inglês Charles Sackville, 2º duque de Dorset , [8] mas aceitava membros italianos ,como secretário da loja, Tommaso Crudeli . [9] [10] Também em 1736, em 26 de dezembro, Andrew Michael Ramsay fez uma oração em uma reunião maçônica em Paris, na véspera da eleição de Charles Radclyffecomo Grão-Mestre dos Maçons Franceses. Em março de 1737, ele enviou uma cópia editada ao ministro-chefe, cardeal André-Hercule de Fleury , pedindo sua aprovação para sua entrega a uma assembleia de maçons e sua aprovação do ofício em geral. A resposta de Fleury foi rotular os maçons como traidores e proibir suas assembléias. [11] Esta proibição, e a investigação italiana levou, [12] em 1738, ao Papa Clemente XII promulgando In eminenti apostolatus , a primeira proibição canônica de associações maçônicas.

 

    Clemente XII escreveu que as razões para proibir associações maçônicas são que os membros,             "contentes com [uma] forma de virtude natural , são associados uns aos outros" por juramentos com     "penalidades graves" "para ocultar em silêncio inviolável tudo o que secretamente fazem juntos. "     Essas associações levantaram suspeitas de que "aderir a essas associações é precisamente sinônimo de  incorrer na contaminação do mal e da infâmia, pois, se não estivessem envolvidos na prática do mal,  nunca seriam tão avessos à luz [da publicidade]". "O boato [dessas ações] cresceu tanto que" vários     governos os reprimiram "por se opor ao bem-estar do reino." [13]Clemente XII escreveu que esses     tipos de associações "não são consistentes com as disposições da lei civil ou canônica", uma vez que     prejudicam tanto "a paz do estado civil" quanto "a salvação espiritual das almas". [14] [b]

 

Quo graviora

O Papa Leão XII tentou avaliar a extensão e a influência das organizações anti-sociais. [19] Leão XII inseriu e confirmou os textos de Clemente XII (1738) , Bento XIV (1751) e Pio VII (1821) , em sua constituição Quo graviora de 1825 "para condená-los de tal forma que seria impossível reivindicar isenção da condenação. " [20]

 

Reiteração da proibição de filiação pelos papas subseqüentes

 

Papa Leão XIII autor de Humanum genus , que reiterou a incapacidade dos católicos de se tornarem maçons

A proibição de In eminenti apostolatus foi reiterada e ampliada por Bento XIV (1751) , Pio VII (1821) , Leão XII (1825) , Pio VIII (1829) , Gregório XVI (1832) , Pio IX (1846, 1849, 1864 , 1865, 1869, 1873) . [c]

 

Genus Humanum

"O ímpeto decisivo para o movimento católico antimaçônico" foi Humanum genus , promulgado pelo Papa Leão XIII em 1884. [22] Leão XIII escreveu que sua principal objeção à Maçonaria era o naturalismo, [23] suas acusações eram sobre panteísmo , racionalismo , e naturalismo; mas não sobre Satanismo . [24] [d] Leão XIII analisou "princípios e práticas" filosóficos do tipo do Grande Oriente continental. [25] Enquanto o naturalismo estava presente em todos os lugares em outros tipos de lojas, "a atividade subversiva e revolucionária característica das lojas do Grande Oriente do continente" não estava. [25]Leão XIII "enfatiza que 'o objetivo último e principal' da Maçonaria 'era destruir em seus próprios fundamentos qualquer ordem civil ou religiosa estabelecida em toda a cristandade , e trazer em seu lugar uma nova ordem fundada em leis retiradas das entranhas do naturalismo '. " [26]

 

1917 Código de Direito Canônico

De acordo com o CDC de 1917 , que vigorou de maio de 1918 a novembro de 1983, os católicos associados à Maçonaria eram: automaticamente, isto é, latae sententia , excomungados, [27] [28] privados de casamento na Igreja Católica , [29] excluídos das associações católicas, [30] privado dos ritos funerários católicos, [31] invalidado do noviciado , [32] invalidado a recepção do jus patronatus pessoal , [33] com penalidades adicionais contra o clero, religiosos e membros de institutos seculares. [34]

 

De acordo com a CDC de 1917 , livros que argumentam que as "seitas maçônicas" e grupos semelhantes são "úteis e não prejudiciais à Igreja e à sociedade civil" foram proibidos. [35] [36] [e]

 

Incerteza após o Concílio Vaticano II

A Igreja Católica começou uma avaliação de sua compreensão da Maçonaria durante, [38] (mas não no, [f] ) Vaticano II. [g] Ao longo do jubileu de 1966, o Papa Paulo VI concedeu a cada confessor a faculdade de absolver as censuras e penalidades do cânon 2335 do CIC de 1917 incorridas pelos penitentes que se separaram completamente da associação maçônica e prometeram reparar e prevenir, na medida do possível, qualquer escândalo e danos que causaram. [44] Além disso, São Padre Piodemonstrou o poder de conversão ao falar com um membro do parlamento italiano que se professava agnóstico e maçom. Pio converteu o homem ao catolicismo. [45]

 

Após uma investigação de quatro anos em cinco países da Conferência Episcopal Escandinava (CES), [46] o CES decidiu em 1967 aplicar as normas pós-conciliares de 1966 no De Episcoporum Muneribus , [47] "que autoriza bispos em casos especiais a dispensar de certas injunções do Direito Canônico. " [48] [ explicação adicional necessária ] [h] O CES permitiu, dentro de sua jurisdição, convertidos ao catolicismo para reter sua adesão ao rito sueco , [46] "mas apenas com a permissão específica do bispo dessa pessoa." [50]

 

No início de 1968, The Tabloide relatou que fontes do Vaticano "foram citadas como dizendo que os católicos estão agora livres para se juntar aos maçons nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e na maioria dos outros países do mundo. No entanto, a Loja de Maçons do Grande Oriente Europeu, estabeleceu principalmente na Itália e na França, ainda é considerado anticatólico ou, pelo menos, ateísta ", e que" o CDF' que se saiba que os católicos que se juntam aos maçons não são mais automaticamente excomungados. A nova atitude da Igreja está em vigor há mais de um ano. ' O Código de Direito Canônico da Igreja, elaborado em 1918 e em breve ser reformado, previa a excomunhão automática dos católicos 'que se inscrevessem na seita maçônica ou em sociedades secretas que conspirassem contra a Igreja ou as autoridades legítimas'. Fontes do Vaticano acrescentaram que esta formulação seria alterada para modificar a posição da Igreja quando o novo Código de Direito Canônico fosse concluído. " [38] Esses relatórios aparentemente causaram consternação no Vaticano e foram rapidamente corrigidos. [51] A Santa Sé disse publicamente que 1917 CIC canon 2335 não foi revogado, [52]e negou que planejasse "mudar profundamente" sua proibição histórica contra a adesão de católicos a grupos maçônicos, [53] embora fontes confidenciais tenham dito "uma mudança de atitude no futuro foi considerada possível." [51] [i]

 

Diálogos informais entre a Igreja Católica e representantes maçônicos ocorreram após o Vaticano II na Áustria, Itália e Alemanha. Na Áustria, o maçom Karl Baresch, representante da Grande Loja da Áustria, encontrou-se informalmente com o Cardeal Franz König , presidente do Secretariado para Não-Crentes , em Viena em 1968. Mais tarde, uma comissão de representantes da Igreja Católica e da Maçonaria conduziu um diálogo e produziu a Declaração de Lichtenau de 1970  [ de ] , uma declaração interpretativa dirigida a Paulo VI; Cardeal Franjo Šeper , prefeito do CDF; e outras autoridades católicas. "Continha graves falhas em termos filosófico-teológicos e, acima de tudo, históricos", segundo o professor Zbigniew Suchecki, e "nunca foi oficialmente reconhecido" pela Igreja Católica. [55]

 

Em 1971, o bispo Daniel Pezeril , bispo auxiliar de Paris, aceitou o convite da Grande Loge de France para dar uma palestra. [56] Esta foi a primeira recepção oficial de um bispo católico depois de 1738. [57]

 

Enquanto alguns especulavam sobre a revisão pós-conciliar da lei canônica e como as normas seriam legisladas e aplicadas, [58] a proibição canônica contra a entrada de católicos em grupos maçônicos permaneceu em vigor em 1974. [59]

 

A Conferência dos Bispos Católicos da Inglaterra e País de Gales (CBCEW) afirmou em 1974 que as consultas com os bispos do mundo não produziram consenso sobre a relação da Igreja Católica com a Maçonaria. [60] O CDF (1974) escreveu que muitos bispos haviam perguntado sobre como ponderar e interpretar o cânon 2335 do CIC de 1917. As respostas divergentes que deu refletiram diferentes situações em vários países. A CDF reiterou que os cânones do CIC de 1917 que estabelecem uma pena estão sujeitos a interpretação estrita, [61] então o cânon 2335 se aplica apenas aos católicos que eram membros de associações maçônicas que maquinam contra a Igreja. [62] OCBCEW interpretou o CDF 1974 instruindo os bispos que o cânon 2335 do CIC 1917 "não impede mais automaticamente um católico de pertencer a grupos maçônicos", uma vez que está sujeito a uma interpretação estrita, e que "um católico que se junta aos maçons é excomungado apenas se a política e as ações dos maçons em sua área são conhecidos por serem hostis à Igreja. " [60] Então, o CBCEW normas definidas dentro de sua jurisdição, que os católicos, que acreditavam que a filiação em associações maçônicas "não entra em conflito" com sua "lealdade mais profunda" à sua incorporação na Igreja Católica, deveriam "discutir as implicações de tal filiação" com seu pároco. Da mesma forma, os católicos em associações maçônicas foram "instados a buscar a reconciliação". [60]

 

Conferência Episcopal Alemã

Cardeal Joseph Höffner, chefe da Conferência Episcopal Alemã em 1980, quando divulgou seu relatório sobre a Maçonaria

Em 1980, após seis anos de diálogo com representantes das Grandes Lojas Unidas da Alemanha e investigação dos rituais maçônicos, [ discutir ] o DBK produziu um relatório sobre a Maçonaria listando doze conclusões. [63]

 

Entre as conclusões do DBK estavam que a Maçonaria nega revelação, [64] e verdade objetiva. [65] Eles também alegaram que a indiferença religiosa é fundamental para a Maçonaria, [66] e que a Maçonaria é deísta , [67] e que nega a possibilidade de revelação divina, [68] ameaçando assim o respeito devido ao ofício de ensino da Igreja. [69] O caráter sacramental dos rituais maçônicos foi visto como significando uma transformação individual, [70] oferecendo um caminho alternativo para a perfeição [71]e tendo um direito total sobre a vida de um membro [72] . Conclui declarando que todas as lojas são proibidas aos católicos, [73] incluindo lojas amigas dos católicos. [74] [j]

 

O esclarecimento de Šeper

A Declaração da CDF de 1981 a respeito do status dos católicos que se tornaram maçons disse que a resposta da CDF de 1974 "deu origem a interpretações errôneas e tendenciosas". [76] A declaração da CDF de 1981 também afirmou que a proibição contra católicos ingressando em grupos maçônicos não mudou e permaneceu em vigor. [77]

 

1983 Código de Direito Canônico

A Igreja Católica revogou e substituiu o CDC de 1917 pelo atual CIC de 1983 , que entrou em vigor em novembro de 1983. O cânon 2335 do CDC de 1917 se transformou no cânon 1374 do CDC de 1983. [78] Ao contrário do cânone 2335 do CDC de 1917 revogado , [27] no entanto, o cânone do CDC de 1983 1374 não cita nenhum grupo que condena; afirma:

 

Quem aderir a uma associação que conspira contra a Igreja seja punido com justa pena; [k] aquele que promove ou assume cargo em tal associação será punido com uma interdição . [83]

 

Esta omissão levou alguns católicos e maçons, especialmente na América, a acreditar que a proibição de católicos se tornarem maçons tinha mudado, [1] e causado confusão na hierarquia da igreja. [m] Muitos católicos se juntaram à fraternidade, baseando a sua adesão a uma interpretação permissiva de Direito Canônico e justificando a sua adesão por sua crença de que a Maçonaria não conspirar contra a Igreja. [n]

 

A Igreja Católica Romana usa dois códigos paralelos de direito canônico : o CDC de 1983 na Igreja Latina da Igreja Católica e o Código dos Cânones das Igrejas Orientais de 1990 (CCEO 1990) nas Igrejas Católicas Orientais sui iuris da Igreja Católica. 1983 CDC canon 1374 e 1990 CCEO canon 1448 §2 são cânones paralelos. [87] [o] 1983 CDC canon 1374 diferencia entre ser um membro de uma associação proibida e ser um oficial ou promotor, mas 1990 CCEO canon 1448 §2 não o faz. [87]

 

Declaração sobre as associações maçônicas
 

Papa João Paulo II , que aprovou pessoalmente a Declaração de 1983 sobre Associações Maçônicas da Congregação para a Doutrina da Fé

Em 1983, o cardeal Joseph Ratzinger , prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, com a aprovação pessoal do Papa João Paulo II , publicou uma Declaração sobre Associações Maçônicas , que reiterou as objeções da Igreja à Maçonaria. [90] A declaração de 1983 afirma que "fiéis que se inscrevem em associações maçônicas estão em um estado de pecado grave e não podem receber a Sagrada Comunhão . ... o julgamento negativo da Igreja em relação às associações maçônicas permanece inalterado, uma vez que seus princípios foram sempre foram considerados irreconciliáveis ​​com a doutrina da Igreja e, portanto, manter-se associado permanecia proibido. [90] CDF 1983"estipulou que nem" CDF 1974 nem CDF 1981 "permitiam que um bispo individual ou conferências episcopais permitissem que católicos pertencessem a lojas maçônicas". [91]

 

Proibição continuou após a declaração

Um comitê da USCCB concluiu em sua Carta aos Bispos dos Estados Unidos sobre a Maçonaria de 1985 que "os princípios e rituais básicos da Maçonaria incorporam uma religião naturalista, a participação ativa na qual é incompatível com a fé e prática cristã." [92] "Aqueles que conscientemente abraçam os princípios" maçônicos "estão cometendo pecados graves" e, [92] de acordo com o comentário entre parênteses de Law sobre Whalen, essa ofensa pode ser punível sob o cânon 1364. [85] De acordo com esse cânon, um apóstata, herege ou cismático incorre em excomunhão latae sententiae (Automatica) e os clérigos podem ser punidos com penas expiatórias adicionais, incluindo a demissão do estado clerical. [93]Caparros et al. elucida que, nos casos em que "o registro em uma associação acarreta apostasia, heresia ou cisma", o delito é punível sob o cânon 1364. [94] No entanto, citando CDF (1983) , Caparros et al. afirma que "aquelas associações maçônicas que não seriam cobertas pelo" cânon 1374 têm "princípios [que] ainda são vistos como incompatíveis com a doutrina da Igreja". [94] Todo delito de direito canônico é um pecado. [95] A "distinção entre lei penal e moralidade" é, de acordo com o comitê da USCCB , que nem todos os pecados são violações da lei canônica - então, em um caso em que um pecado não é também uma violação ou delito da lei canônica, é uma falácia concluir que "[96] "Referindo-se especificamente ao sigilo das organizações maçônicas", o CDF 1985 "reiterou a proibição da filiação maçônica" no CDF 1983 . [91] De acordo com McInvale (1992) , o CDF (1985) "argumenta que a Maçonaria estabelece um conceito simbólico relativista de moralidade inaceitável para o catolicismo."

 

Em 1996, o Bispo Fabian Bruskewitz , da Diocese Católica Romana de Lincoln , legislou que os membros católicos de associações maçônicas na diocese incorriam em uma censura latae sententiae de um interdito de um mês durante o qual eles estão proibidos de receber a sagrada comunhão; aqueles que continuam membros incorrem em censura latae sententiae de excomunhão. [97] As excomunhões que foram contestadas através de um processo de recurso canônico foram confirmadas por uma sentença da Santa Sé em 2006. [98]

 

Em 2000, David Patterson, secretário executivo do Escritório do Serviço Maçônico de Los Angeles, perguntou ao cardeal Roger Mahony "se um católico praticante pode ingressar em uma loja maçônica". O padre Thomas Anslow, Vigário Judiciário da Arquidiocese Católica Romana de Los Angeles , respondeu a Patterson que "o assunto é muito complexo para uma resposta direta 'sim' ou 'não'. Mas, pelo menos para os católicos nos Estados Unidos, acredito que a resposta é provavelmente sim. " [99] Porque ele não estava "ciente de qualquer ideologia ou prática das lojas locais que desafiasse ou subvertesse a doutrina e os interesses da Igreja Católica", Anslow escreveu que sua "resposta qualificada" é "provavelmente sim". [99]Anslow retirou publicamente sua carta de 2000 em 2002, com a explicação de que sua análise estava errada. [100] Ele escreveu que, de acordo com a CDF (1985) reflexão sobre a CDF (1983) declaração, "o sistema de símbolos" utilizados na Maçonaria pode "promover uma 'supra confessional humanitária ' " concepção de "o divino que neutraliza ou substitui a dimensão da fé em nosso relacionamento com Deus. " [101]

 

Em 2002, a Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas decretou que:

um católico que é um maçom "conhecido publicamente" - que "participa ativamente" ou "promove seus pontos de vista" ou "ocupa qualquer cargo" - e se recusa a renunciar à sua filiação após ser advertido de acordo com o cânon 1347 do CIC de 1983 , [102] " deve ser punido com um interdito ", de acordo com o cânon 1374 do CIC de 1983 , [83] incluindo: exclusão de receber os sacramentos; [103] proibição de atuar como patrocinador no Batismo e Confirmação; proibição de ser membro de qualquer paróquia ou estrutura diocesana; e negação de ritos funerários católicos , a menos que alguns sinais de arrependimento antes da morte fossem mostrados, independentemente, para evitar escândalo públicono caso em que o bispo permite ritos funerários, os serviços maçônicos são proibidos na igreja e imediatamente antes ou depois dos ritos funerários católicos no cemitério. [104] [105] um católico que é maçom, "notoriamente aderente à visão maçônica", é automaticamente excomungado sob o cânon 1364 e automaticamente censurado de acordo com o cânon 1331 do CIC de 1983 [106] [107] [93]

um maçom está proibido de atuar como testemunha de casamento na Igreja Católica e proibido de ser membro de qualquer associação de fiéis [108]

O Centro de Informações Maçônicas apontou em 2006 que o CDF 1983 , que proíbe a participação em associações maçônicas, "permanece em vigor". [109]

 

Dom Gianfranco Girotti , regente da Penitenciária Apostólica , disse à Conferência da Maçonaria e da Igreja Católica de 2007 , na Pontifícia Faculdade Teológica de São Boaventura, em Roma, que a doutrina não mudou. [110] Girotti, citando a declaração do CDF de 1983 , reiterou que a filosofia maçônica é incompatível com a fé católica. [111] Da mesma forma, reagindo às notícias de um padre católico de 85 anos, Rosario Francesco Esposito , tornando-se membro de uma loja maçônica, [112] Girotti disse à Rádio Vaticano em maio de 2007 que o CDF 1983declaração "permanece em vigor hoje ." [113] Girotti convocou os padres que se declararam maçons para serem disciplinados por seus superiores diretos. [114]

 

Em 2013, um padre católico em Megève , França, foi "destituído de suas funções a pedido da" CDF por ser um membro ativo do Grande Oriente da França . [115]

 

Posição atual da Igreja sobre os católicos se juntar à Fraternidade

A norma atual da Igreja Católica sobre associações maçônicas é a Declaração da CDF de 1983 sobre associações maçônicas . [90] [p] A declaração da CDF de 1983 afirma que os católicos "que se inscrevem em associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem receber a sagrada comunhão". [6]

 

A declaração da CDF de 1983 esclareceu a omissão de nomes de associações no Código de Direito Canônico de 1983 (CIC 1983), declarando que o "critério editorial que foi seguido" não mencionou nomes de associações, uma vez que "eles estão incluídos em categorias mais amplas". [90] O cânon 1374 do CIC de 1983 afirma que um católico "que aderir a uma associação que conspira contra a Igreja deve ser punido com uma pena justa; aquele que promove ou toma posse em tal associação deve ser punido com uma interdição". [83] Isso contrastou com o Código de Direito Canônico de 1917(1917 CIC), que declarava explicitamente que ingressar na Maçonaria implicava a excomunhão automática. A omissão de nomes de associações, como associações maçônicas, do CIC de 1983 levou católicos e maçons a questionar se a proibição de católicos se tornarem maçons ainda estava ativa, especialmente após a percepção da liberalização da Igreja após o Vaticano II.

Vários católicos tornaram-se maçons assumindo que a Igreja havia suavizado sua postura. [q] A declaração do CDF de 1983 abordou esta interpretação errônea do Código de Direito Canônico, esclarecendo que:

... o julgamento negativo da Igreja em relação à associação maçônica permanece inalterado, visto que seus princípios sempre foram considerados irreconciliáveis ​​com a doutrina da Igreja e, portanto, a associação neles permanece proibida. [90]

Os "princípios irreconciliáveis" que a Igreja acredita Maçonaria possui incluem um " Deus deísta ", [r] naturalismo , [85] e religiosa indiferentismo . [s]

Quase na época em que a declaração da CDF de 1983 foi lançada, as conferências episcopais na Alemanha e na América também divulgaram relatórios independentes sobre a questão da Maçonaria. As conclusões da Conferência Episcopal Alemã (DBK) em seu relatório de 1980 sobre a Maçonaria e citadas pela Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) em sua carta de 1985 incluíam que "a pesquisa sobre o ritual e sobre a mentalidade maçônica deixa claro que é impossível pertencer à Igreja Católica e à Maçonaria ao mesmo tempo. " [118]

 

Algumas das doutrinas são incorporadas ao ensino social católico que são, no Compêndio da Doutrina Social da Igreja , a valorizar os sistemas políticos democráticos que prestam contas aos governados e a "rejeitar todas as organizações secretas que procuram influenciar ou subverter o funcionamento de instituições legítimas. " [119] Segundo o cardeal Gianfranco Ravasi , presidente do Pontifício Conselho para a Cultura , DBK (1980) e CBCP (2010) “são textos significativos, pois abordam as razões teóricas e práticas para a irreconciliabilidade da maçonaria e do catolicismo como conceitos de verdade, [t] religião , [u] Deus, o homem e o mundo, espiritualidade, ética, ritualidade e tolerância. ” [126]

 

A posição da Maçonaria na católicos se juntar à Fraternidade

Os órgãos maçônicos não proíbem os católicos de ingressar, se assim o desejarem. [127] nunca houve uma proibição maçônica contra os católicos ingressarem na fraternidade, e alguns maçons são católicos, apesar da proibição da Igreja Católica de ingressar nos maçons. [128]

 

Sociedades fraternais católicas

A Maçonaria foi um importante catalisador na fundação dos Cavaleiros de Colombo nos EUA [129] e dos Cavaleiros do Cruzeiro do Sul na Austrália. Uma das atrações da Maçonaria é que ela fornecia uma série de serviços sociais indisponíveis para não membros (e, portanto, católicos devotos). [130] O padre Michael J. McGivney , um padre católico em New Haven , Connecticut , desejava fornecer aos homens católicos uma organização fraterna católica, uma alternativa à Maçonaria, com a atratividade de membros selecionados e iniciação secreta, mas sem juramento nem segredo . [131]McGivney acreditava que o catolicismo e o fraternalismo não eram incompatíveis e desejava fundar uma sociedade que encorajasse os homens a se orgulharem de sua herança católico-americana. [132]

 

Notas

 A suspeita de ofensa de heresia era uma ofensa distinta de ser suspeito da ofensa de heresia . [16] A suspeita de ofensa de heresia não foi encontrada no CIC de 1983 . [17]

 Clemente XII tinha "condenado e proibido" uma categoria de grupos, sejam eles chamados de maçons ou não. [14] Ele instruiu os ordinários e inquisidores locais a investigar e punir os transgressores "com penas adequadas como sendo gravemente suspeitos de heresia". [15] [a] No contexto, a condenação e proibição de Clemente XII (1738) e do cardeal Giuseppe Firrao  [ fr ; it ] , secretário de estado , em 1739 são, segundo Benimeli (2014, pp. 139-140), "nada mais do que outros elos na longa cadeia de medidas adotadas pelas autoridades europeias ao longo do século XVIII." Segundo Benimeli, Clemente XII e Bento XIV apenas acrescentaram uma razão religiosa - de suspeita de heresia - à razão civil - de atividade subversiva - decretada por governos católicos, protestantes e islâmicos do século 18 contra associações maçônicas. [18] Firrao decretou que as reuniões maçônicas eram "um perigo para a paz e a ordem públicas" dentro dos Estados Papais e também eram suspeitas de heresia. [18]

 Quatro documentos papais - de Clemente XII (1738) , Bento XIV (1751) , Pio VII (1821) e Leão XII (1825) - "abrangem praticamente toda a legislação" sobre associações secretas condenadas antes do CIC de 1917 . [21] Documentos papais posteriores relacionados à Maçonaria reafirmaram esses quatro documentos e várias congregações romanas interpretaram a lei neles contida. [21] Destes quatro documentos, apenas excertos de Clemente XII 1738 estão incluídos no DH (2012 , nn. 2511–2513).

 maçons não foram caracterizados "como autoconscientemente venerando o diabo" por escritores católicos antes de Léo Taxil , o autor de uma fraude antimaçônica . [24]

 O Índice de livros proibidos foi abolido em 1965 e essa função do CDF foi substituída por outras normas. O "direito e o dever de examinar e também de impedir a publicação de" obras, bem como a repreensão e admoestação dos autores, foi devolvido às conferências episcopais e aos ordinários individuais. Em 1966, o CDF notificou que embora o Index "não tenha mais força de lei eclesiástica com a censura anexa", ele "permanece moralmente vinculativo, à luz das exigências da lei natural, na medida em que admoesta a consciência dos cristãos a ficarem vigilantes quanto aos escritos que podem pôr em perigo a fé e a moral. "A Santa Sé reservou o uso de" seu direito e dever de repreender esses escritos, mesmo publicamente ". [37] ]

 bispo Sergio Méndez Arceo , de Cuernavaca, México, pediu ao Vaticano II para discutir as sociedades secretas e as associações maçônicas. [39] Arceo e outros propuseram que nem toda a Maçonaria maquinou contra a Igreja Católica. [40]

 Vaticano II reverteu mil anos de história jurídica da Igreja latina. [41] A constituição dogmática do Vaticano II sobre a Igreja, Lumen gentium ( LG  ), e o decreto do Vaticano II sobre o ministério pastoral dos bispos, Christus Dominus ( CD  ), explicam que o escopo do poder de um bispo diocesano é comum, próprio, e imediato; e é limitado e regulado "embora seja a autoridade suprema da Igreja" na forma de lei canônica ou decreto papal. [42] Por causa disso, mudanças significativas na prática foram legisladas para implementar o Vaticano II. As normas em Paulo VI 1966b implementaram as concessões prescritas no CD , n. 8[43] Ver comentários em McIntyre (2000 , pp. 128, 130) e Renken (2000a , p. 503).

 O CES baseou sua decisão "na alegação de que a Maçonaria Escandinava era fundamentalmente diferente da Maçonaria Americana e Européia", que era Cristã e que a Maçonaria do Rito Sueco não era anticlerical ou ateísta. [46] De acordo com osecretáriodo CES , Bispo John Willem Gran , de Oslo, o CES não tinha recebido nenhum comentário da Santa Sé sobre sua decisão de 1967. [48] [ mais explicações necessárias ] Da mesma forma, Gran (1968) contradisse as deturpações de fatos em umparágrafo do Tablet (1968d) , que Gran atribuiu a um amplamente repetido Le Mondeartigo, e corrigiu que a CDF não respondeu em particular a um bispo do SEI que "era 'possível, mas não aconselhável' que um católico ingressasse". [49]

 A confusão não terminou aí, por exemplo, durante os 20 anos após o Vaticano II, a imprensa britânica "regularmente noticiava, com espanto", sobre uma reaproximação pendente que contrastava com um endurecimento católico após aloja clandestina da Propaganda Due (P2) de1981escândalo e revelações de sua maquinação contra o estado. [54]

 O DBK observou que as igrejas protestantes alemãs também suspeitavam da Maçonaria. [75]

 Ver cânone 1349, [79] uma pena justa é uma pena indeterminada que permite o exercício do arbítrio na imposição de penalidades com base nas circunstâncias de casos individuais. [80] De acordo com o canonista Edward N. Peters , o termo pena justa "significa que uma pena (por exemplo, [...] interdição, excomunhão) pode ser adaptada para se adequar ao crime." [81] A advogada Canon Cathy Caridi escreveu que CDF (1983) "fornece uma interpretação teológica do cânon 1374." [82] Caridi comentou que, de acordo com CDF (1983), "um bispo diocesano ou oficial da chancelaria não pode conceder permissão em um caso particular para que um membro da diocese se torne maçom."

 "Alguns [maçons] e alguns católicos acreditam", de acordo com Reid McInvale, que desde o Vaticano II "a atitude da Igreja tem sido considerar a Maçonaria como uma esfera aceitável para interação fraterna." [84]

 Bernard Law escreveu que "muitos bispos" responderam "a uma pesquisa anterior que a confusão foi gerada por uma mudança percebida de abordagem pela" CDF . [85]

 "De boa fé, muitos desses homens pediram a seus pastores e / ou bispos permissão para ingressar na Loja. Alguns convertidos foram recebidos na Igreja durante esses anos e não foram solicitados a abandonar sua filiação maçônica." [86]

 Todas as censuras em 1990 CCEO são impostas judicialmente ou administrativamente; [88] não inclui nenhumacensura latae sententia automática. [89]

 O CDF 1983 declaração é uma declaração simples que deve ser interpretado no contexto de outra legislação existente. [116] Reiterou o CDF (1981a), que esclareceu a doutrina da Igreja de que a proibição histórica contra a adesão de católicos a grupos maçônicos permaneceu.

 De acordo com Whalen (1985) , de 1974 a depois de 1981, "um número indeterminado de homens católicos se juntou à Loja, e muitos atualmente mantêm a filiação. Artigos na imprensa católica" diziam aos leitores que, em certas circunstâncias, uma filiação maçônica era permitida. o público em geral, católico e não católico, presumiu que a Igreja havia suavizado sua posição contra a adesão à Maçonaria. "

 "A natureza do Deus maçônico é melhor vista em seu título favorito para ele: o Arquiteto Supremo. O Deus maçônico é antes de tudo um Deus deísta, que se encontra no topo da escada da sabedoria maçônica", [117]

 De acordo com Law (1985) , DBK (1980) e Whalen (1985) "confirmam que os princípios e rituais básicos da Maçonaria incorporam uma religião naturalista, a participação ativa na qual é incompatível com a fé e a prática cristã."

 Maçonaria se opõe ao conceito de verdade sobrenatural. [2]

 Por exemplo, Whalen (1985) escreveu que "tudo o que constitui 'aquela religião em que todos os homens concordam', não é o cristianismo ou a religião revelada." Os estudos maçônicos são um campo no estudo acadêmico de novos movimentos religiosos . [120] A maçonaria especulativa não se encaixa nas categorias da tipologia igreja-seita-culto dos movimentos religiosos. [121] A Maçonaria afirma que é uma organização fraterna e nem uma religião nem um substituto para a religião, [122] outros afirmam que exibe as características de uma religião, [123] alguns afirmam que é uma religião. [124]Em contraste, alguns afirmam que é impossível concluir "que a Maçonaria é religiosa". [125]



 *Este Texto é uma tradução da língua inglesa, mantendo a sua integridade total.  As fontes referenciais seguem a seguir*

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