Visão e curiosidades que o povo norte-americano tem da Maçonaria. - TEMPLO MAÇÔNICO

Novas

Visão e curiosidades que o povo norte-americano tem da Maçonaria.

 Visão e curiosidades que o povo norte-americano tem da Maçonaria.
 

Vamos conhecer algumas Curiosidades sob essa visão

Alguns teóricos da conspiração creem que a Maçonaria supostamente está espreitando por trás de tudo, já iniciando com o planejamento da capital dos EUA.


Os membros da enigmática irmandade maçônica incluem políticos proeminentes, fundadores e homens com bastante sucesso nos negócios.

Nos EUA, os maçons são conhecidos por doar milhões para instituições de caridade a cada ano.

Vamos conhecer algumas Curiosidades da tão falada Ordem Maçônica!

 1-      Hoje, “os maçons são uma organização social e filantrópica destinada a fazer seus membros levarem vidas mais virtuosas e socialmente orientadas”, diz Margaret Jacob, professora de história na Universidade da Califórnia, Los Angeles, e autora de Living the Enlightenment: Freemasonry and Politics in Europa do século XVIII .

Fundada no Iluminismo, a organização “ainda transmite os valores essenciais [da época], tolerância religiosa, sede de conhecimento e sociabilidade”, diz Cécile Révauger, maçom, historiadora da Maçonaria e professora da Universidade de Bordeaux.

Embora não seja uma sociedade secreta por sí, ela tem senhas secretas e rituais que se originam com a guilda medieval, diz Jacob: “Na guilda original, havia três estágios: Aprendiz, Companheiro e o Mestre Maçom, que supervisionavam todos que trabalhavam em uma construção.


2-      Os símbolos maçons não são o que você pensa.  Os maçons há muito se comunicam por meio de símbolos extraídos das ferramentas dos antigos pedreiros.

O “Olho Que Tudo Vê”, ou Olho da Providência, embora não tenha sido projetado pelos maçons, foi usado pelo grupo para representar a onisciência de Deus.

O símbolo maçom mais conhecido, “O quadrado e o compasso”, representa o quadrado de um construtor unido por um compasso.

 Alguns especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts , por exemplo, acreditam que o "G" no centro do símbolo representa a geometria, um campo crítico para os primeiros maçons, enquanto outros acreditam que representa Deus, o "Grande Arquiteto do Universo".

 

3-      Os maçons se cumprimentam com uma variedade de apertos de mão, todos baseados em sua posição dentro da organização.

“Há um aperto de mão para cada grau: Aprendiz, companheiro eMestre, ou seja, os três primeiros graus e também nos superiores”, diz Révauger.

4-      Embora a Maçonaria não seja uma religião, todos os seus membros acreditam em um Princípio Criador, ou "Grande Arquiteto do Universo".

A Igreja Católica condenou a Maçonaria pela primeira vez em 1738, devido à preocupação com os templos maçônicos e os rituais secretos realizados dentro deles.

Igreja foi ainda mais longe em 1983, declarando: “Seus princípios sempre foram considerados inconciliáveis ​​com a doutrina da Igreja e, portanto, ser membro deles continua proibido.

 


 

5-      No campo da política, nos Estados Unidos o 13° partido fundado lá foi o Partido Antimaçônico , foi formado em 1828 em resposta aos temores de que o grupo estava se tornando muito secreto e poderoso.

Muitos de seus membros apregoaram teorias da conspiração sobre os maçons, com alguns líderes alegando que um infame assassinato da época havia ocorrido nas mãos dos maçons, em um esforço para evitar que os membros revelassem os segredos da organização.

6-      Nas “Constituições de 1723” do grupo, uma espécie de guia da organização escrita pelo reverendo James Anderson, sob a égide da Grande Loja da Inglaterra , mulheres e ateus foram excluídos junto com os escravos.

Hoje em dia , “os Maçons vêm de todas as classes sociais, desde que possam pagar as despesas da Maçonaria, Mensalidades, etc...”, diz Révauger.

7-      Os maçons famosos podem ser encontrados ao longo da história: George Washington foi um Mestre Maçom e Benjamin Franklin foi um membro fundador da primeira Loja Maçônica na América.

8-      No Brasil a Lista é imensa, José Bonifácio, D. Pedro I, Barão do Rio Branco, Ex-Presidente Michael Temer, etc...