Deismo, Teismo, Agnósticismo - TEMPLO MAÇÔNICO

Novas

Deismo, Teismo, Agnósticismo

Deismo, Teismo, Agnósticismo

a) Deismo: O deísmo é uma postura filosófico-religiosa que admite a existência de um Deus criador, mas questiona a idéia de revelação divina.[1] É uma doutrina que considera a razão como uma via capaz de nos assegurar da existência de Deus, desconsiderando, para tal fim, a prática de alguma religião denominacional. Tipica afirmação deista: Acredito em um Deus, mas não pratico nenhuma religião em particular.

b) Teismo: O teísta, adepto do teísmo, crê em Deus, na revelação, nos dogmas, e até antropomorfiza Deus.Teísmo (do grego Théos, “Deus”) é uma crença na existência de deuses, seja um ou mais de um, no caso de mais de um, pode existir um supremo. Teísmo não é religião, pois não se trata de um sistema de costumes, rituais e não possui sacerdotes ou uma instituição. Teísmo é apenas o nome para classificar a opinião segundo a qual existe ou existem deuses. Algumas religiões são teístas, outras são deístas, panteístas, etc. Então, podemos dividir o Teísmo em:
Monoteísmo: crença em um só Deus.
Politeísmo: crença em vários deuses.
Henoteísmo: crença em vários deuses, mas com um supremo a todos.


c) Agnósticismo: o agnóstico como alguém que acredita que a questão da existência ou não de um poder superior (Deus) não foi nem nunca será resolvida. Muitas pessoas usam, erroneamente, a palavra agnosticismo com o sentido de um meio-termo entre teísmo e ateísmo. Isso é estritamente incorreto pois teísmo e ateísmo separam aqueles que acreditam num Deus daqueles que não acreditam. O agnosticismo separa aqueles que acreditam que a razão não pode penetrar o reino do sobrenatural daqueles que defendem a capacidade da razão de afirmar ou negar a veracidade da crença teística.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/De%C3%ADsmo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Te%C3%ADsmo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agnosticismo