sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ATRIBUTOS DO MESTRE-LÍDER.

ATRIBUTOS DO MESTRE-LÍDER.
"O PRIMEIRO DEVER DE UM HOMEM EM SOCIEDADE É SER ÚTIL A ELA".
José Hipólito da Costa
Meus gentis Irmãos Todos;
Este é um tema que vem sendo discutido desde os primórdios de nossa INSTITUIÇÃO ou ORDEM, como alguns falam.
É um desafio constante em nosso meio ser MESTRE. E no século XXI, o termo MESTRE, sem dúvida deve ser relacionado com LÍDER, com LIDERANÇA. Não só porque a instituição precisa, mas por que o mundo necessita desses para enfrentar as grandes mudanças que se apresentam.
Por exemplo, na EUROPA foi feita uma pesquisa com 500 executivos, e que com inteligência relacionarmos com a nossa ORDEM, poderemos evoluir. Evoluir baseado em nossos conhecimentos e atender as necessidades dos que já estão e daqueles que estão chegando em nosso meio. E smj, se não agirmos assim, teremos uma grande história para ser contada em cursos de história e aulas de feitos passados. Aliás, este passado todo a sociedade já sabe, basta um clic e o mundo se abre a nossa frente, no computador via internet.
"NUNCA O HOMEM FOI TÃO UNIVERSAL E AO MESMO TEMPO UMA ILHA. BASTA LIGAR O COMPUTADOR!"
E para começar a verficar os atributos do MESTRE, lembramos que não há necessidade cargos para exercer a LIDERANÇA ou para ser LÍDER. Basta ser o PRESIDENTE DE SUA VIDA, como disse o consultor HUBER RAMPERSAD, no 11º CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO, em Porto Alegre, julho passado.
Em vez de encontrar culpados, aja! Mas, não esqueçade ver quais são os seus Atributos.
E sobre esses atributos é que o MESTRE deve se debruçar para evoluir. E hoje um paradigma novo é:
"MESTRE É AQUELE QUE DE REPENTE APRENDE". Já citado por GUIMARÃES ROSA.
E aos mais afoitos irmãos, não estamos aqui pregando mudar aquilo que julgamos essencial, sagrado em nosso meio, os nossos valores. Mas ajudar a nos prepararmos para quilo que será fundamental em nosso meio: COMPORTAMENTO, RELAÇÃO INTERPESSOAL, ÉTICA, etc.. Já que RITUAL, é como TECNOLOGIA, qualquer um vai ter, mas formar RECURSOS HUMANOS e MANTER TALENTOS, será o grande diferencial.
Essa será a grande missão do MESTRE - LÍDER, afinal sem HOMENS não hà ORDEM.
Atributos necessários para o MESTRE - LÍDER;
1º DISPOSIÇÃO PARA TENTAR O QUE NÃO FOI TENTADO ANTES - Só poderá formar novas MENTES, aquele MESTRE que não tiver MEDO ou tiver AUTO-CONFIANÇA. Ser MESTRE, é LIDERAR pelo exemplo, que manterá a motivação daqueles que lidera para a mudança.
2º AUTO-MOTIVAÇÃO - Aquela MESTRE que não consegue se AUTO-MOTIVAR não tem a menor chance de ser capaz de moitvar os outros. É fundamental ser seu próprio FAROL.
3º UMA PERCEPÇÃO AGUDA DO QUE É JUSTO - Esta é uma grande qualidade do MESTRE, do LÍDER EFICAZ e para ter o respeito dos LIDERADOS precisa ser sensível ao que é DIREITO e JUSTO. Onde há segurança no tratamento e nas ordens e todos tratados de forma justa e igual, o MESTRE é respeitado. E é extremamente construtivo e um grande fator de nivelamento ético conviver assim.
4º PLANOS DEFINIDOS - O MESTRE motivado sempre tem objetivos CLAROS e DEFINIDOS. Porque planejou , ouviu e ponderou com os seus liderados em todos os níveis institucionais.
5º PERSEVERANÇA NAS DECISÕES - O MESTRE não vacila no processo decisório, ele considera todas as possibilidades e com clareza decidi. Um MESTRE EFICAZ decide e mostra sua convicção e crença na decisão ao manter-se fiel a ela. Sabendo , no entanto, reconhecer quando erra.
ERRAR É HUMANO, o MESTRE - LÍDER que erra e não volta atrás, é duvidoso em sua ÉTICA.
6º O HÁBITO DE FAZER MAIS DO QUE AQUILO PELO QUAL SE É PAGO - O MESTRE possui o ônus de fazer mais do que lhe é pedido e esperado. Chegar antes, participar dos trabalhos em suas mais variadas formas, sem se preocupar com às pompas é um atributo ÉTICO do MESTRE- LÍDER.
7º UMA PERSONALIDADE POSITIVA - O MESTRE positivo é aquele que inspira confiança e também constrói e mantém seus liderados com entusiasmo.
"O EXEMPLO É SEMPRE MAIS EFICAZ DO QUE O PRECEITO".
S. Johnson
8º EMPATIA - O MESTRE de relevância deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar do outro e de seu pessoal. Ser capaz de ver o mundo pela lenta das outras pessoas. Não há necessidade de concordar, mas tem o dever de entender o que essas pessoas sentem e compreender seu ponto de vista. ELE NÃO É DONO DA VERDADE.
9º DOMÍNIO DOS DETALHES - O MESTRE bem definido, entende e executa em todos os aspectos, litúrgicos, ritualísico e de gestão seu trabalho. Onde deve possuir conhecimentos e habilidades para dominar as responsabilidades inerentes à sua posição.
10º DISPOSIÇÃO PARA ASSUMIR PLENA RESPONSABILIDADE - O MESTRE possui o ônus de assumir a responsabilidade pelos erros de seus liderados. Se houve erro, talvez deva ser considerado que o MESTRE - LÍDER errou. Dá segurança ÉTICA, aos liderados assim agir e demonstrar que a confiança é elemento fundamental nas relações. Se o MESTRE tentar mudar a direção dessa responsabilidade, não continuará liderando e dará insegurança aos seus liderados.
CUMPRIR AS LEIS É DEVER PRIMEIRO PARA CONTINUAR A SER LÍDER.
11º DUPLICAÇÃO - FORMAR NOVOS MESTRES - Essa é a principal e verdadeira MISSÃO do MESTRE - LÍDER, formar novos MESTRES, novos LÍDERES. Desta forma faz os outros evoluírem e é capz de "ESTAR EM MUITOS LUGARES DIFERENTES AO MESMO TEMPO". Afinal, formou novos MESTRE!
12º UMA PROFUNDA CRENÇA EM SEUS PRINCÍPIOS - "A MENOS QUE BATALHEMOS POR ALGUMA CAUSA, NOS DEIXAREMOS LEVAR POR QUALQUER CAUSA". Princípios da ORDEM. Nada que tenha valor é mutio fácil. A MUDANÇA MORAL e ÉTICA, propiciada pela INICIAÇÃO, determina um JORNADA de dificuldades, por andar diferente dos propósitos do homem comum. O caminho da TRANSCENDÊNCIA. Do ir além.
Para o MESTRE - LÍDER de muita coragem, arriscar perder o que conquistou não representa um problema, pois ele sabe que a conquista não foi obra do acaso, mas da ligação com o transcendente e porque se preparou para isso. Assim cresce, e um MESTRE- LÍDER cresce quando aprende a ESCUTAR. Quando ouve uma crítica, por inteligência oferece o outro ouvido.
"O QUE MAIS VOCÊ TEM A ME DIZER?"
O MESTRE - LÍDER, cria condições para as pessoas manifestem opiniões a seu respeito, mesmo que ela sejam duras. Quando fizer uma pergunta, ouça a resposta. O importante não é somente quem fala, mas quem escuta e o uso que faz do que escutou.
Meus Gentis Irmãos Todos;
A ORDEM , a MAÇONARIA DO FUTURO, será aquela que souber gerir pessoas, manter talentos e se voltar para o TORNAR FELIZ A HUMANIDADE. Que nada mais é do que fazer o homem - maçom feliz, que faz a sua família feliz, que faz sua cidade feliz , que faz a humanidade feliz.
Não só atributos ritualísticos, mas transcendência para que possamos transformar a MAÇONARIA em vez de FÁBRICA DE APRENDIZ em VERDADEIRA ESCOLA DE MESTRE.
E é isso que a HUMANIDADE está procurnado - MESTRE - LÍDER!
SE VOCÊ QUER QUE OS RESULTADOS MUDEM, ANTES DE TUDO VOCÊ PRECISA MUDAR.
TORNE-SE UM VERDADEIRO MESTRE - LÍDER.
EM VEZ DE SER SERVIDO, SERVIR!
Fraternalmente.
"Não só pensar por aí, mas principalmente agir a partir daí".
Pare de observar, comece a fazer.
É SEMPRE MELHOR FAZER PARA ENSINAR DEPOIS, DO QUE ENSINAR SEMPRE SEM NUNCA FAZER .

Ir:. Carlos Augusto G. Pereira da Silva
EX:.V:.M:. LOJA OBREIROS DE SÃO JOÃO Nº 42
PORTO ALEGRE - RS.
bom domingo
TFA
DARVIN