quinta-feira, 30 de abril de 2009

Egrégora da Loja


O Vinculo existente entre a Loja e o Maçom.

Ir. Luiz J. Muller.
Palavras Principais-
- Principio do Mentalismo.
- Egrégora.
- Loja
- Sintonia.

Segundo o Caibalion,(1). O Cosmo( 2) é regido por determinadas Leis, que envolvem todo o tipo de conhecimento e suas externalizações, como o processo da vida por exemplo. Dentro de tais regras, tidas como absolutas, existem duas.
O Principio do Mentalismo- Onde por definição se toma, “O TODO É MENTE, O UNIVERSO É MENTAL”. Este principio contem a verdade que Tudo é Mente. Explica que O TODO ( que é a realidade substancial que se oculta em todas as manifestações e aparências que conhecemos sob o nome de Universo Material, Fenômenos da Vida, Matéria, Energia numa palavra, sob tudo o que tem aparência aos nossos sentidos), é Espírito é Incognoscível e Indefinível em si mesmo, mas pode ser considerado como uma MENTE VIVENTE INFINITA e UNIVERSAL. (3)
Outro principio já remonta a palavra Egrégora. Do grego “ Egregoroi”(4), que designa o somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas quando se reúnem com qualquer finalidade.
As Egrégoras são esferas (Concentrações) de energias comuns. Quando varias pessoas tem um mesmo objetivo comum, sua energia se agrupa e se arranja numa Egrégora . Este é um conceito Místico-Filosófico com vínculos muito próximos à teoria das Formas-Pensamento, aonde todo o pensamento e energia gerada têm existência, podendo circular livremente pelo Cosmo.
A eterna busca da Maçonaria, é a lapidação da pedra bruta. Isto é, fomentar os bons costumes e as virtudes. Esta busca, é feita na grande escola da vida, no convívio com os outros, onde podemos exercitar as orientações dadas em loja.
Como a loja (o Templo, o prédio não o ser humano) pode ser considerada de certa maneira um ser “Vivo”, pois possui uma egrégora de energia dos trabalhos realizados em seu interior, mais a PODEROZA egrégora da Maçonaria .
Pode ser acessada através do principio do mentalismo. Ao qual o Irmão através de pedido para “si”(5) mesmo e Concentração “Cria” uma ponte, um canal e sintoniza com tal egrégora. Independente do espaço ou distancia em que a mesma se encontra.
Este vinculo mental lhe trará, todas as virtudes e energias de que necessita durante o dia. Esta pratica corrobora para o vinculo do individuo com a instituição. E o interessante neste tipo de ligação é que os dois pontos em sintonia tem a ganhar, pois os dois se fortalecem e estabelecem parâmetros para um desenvolvimento mais acentuado e bilateral.
Conclui-se que, toda loja possui um corpo mental, chamado egrégora. E esta pode e deve ser acessada conforme a disponibilidade do individuo através do conhecimento do principio do mentalismo. E esta cria um vinculo que rompe o tempo e espaço, quando uma ponte é criada entre as duas extremidades as energias tanto de um como de outro tendem a se Harmonizar (6).

1- Caibalion – Obra de preceitos Herméticos do Mundo Antigo. Trimegistrus, Hermes.
2- Cosmo- Palavra criada por PITÁGORAS para definir todas as manifestações.
3- O principio do mentalismo é muito amplo, cabendo neste artigo, mais como esclarecimento da existência de um plano mental. Um estudo aprofundado deste principio posteriormente será realizado.
4- Egrégora – Wikipedia, enciclopédia Virtual.
5- “Si” - neste caso refere-se ao EU SOU, que seria a Chispa de Luz guardada dentro de cada individuo.
6- Harmonizar – Combinação perfeita entre coisas ou seres distintos